Os pequenos hábitos, aplicados desde a infância, ajudam a manter a saúde e a combater doenças desde quando somos crianças. Claro que a saúde da criança tem que ser cuidada desde a gravidez, com os exames pré-natal e os cuidados que a mãe deve ter antes do nascimento.
Após o nascimento é preciso criar comportamentos saudáveis, fazendo com que a criança se acostume desde cedo com os bons hábitos que possam mantê-la sempre com saúde e vitalidade.
Veja as 8 dicas importantes para que você consiga manter a saúde de sua criança com bons hábitos, bons costumes, que a possam livrar de problemas e façam com que cresça saudável e feliz:
1. Amamentação até 6 meses de idade
O leite materno é o alimento mais completo, e já vem pronto. O leite materno tem todos os ingredientes necessários para a criação de anticorpos e para a proteção da saúde infantil. Além de fornecer todos os nutrientes, o leite ainda protege contra alergias, anemias e previne a obesidade infantil.
2. Ensine seu filho a comer de tudo
Comece a introduzir alimentos novos na dieta do bebê após os 6 meses, oferecendo-lhe em papinhas e pequenos sólidos os nutrientes que ele precisa a partir dessa idade, principalmente ferro. Faça isso de maneira gradual, acostumando seu bebê a comer todos os alimentos, incluindo frutas e verduras, legumes e proteínas, e, aos poucos, o carboidrato.
3. Mantenha a alimentação certa para cada fase de crescimento
Incluindo todos os alimentos saudáveis na dieta do bebê, logo ele vai se acostumar a comer exatamente aquilo que precisa, não precisando de nenhuma reeducação alimentar quando crescer. Mantenha em cada fase de crescimento a alimentação adequada, com cálcio, vitaminas, sais minerais, proteínas que possam contribuir para o seu crescimento.
4. Mantenha as vacinas em dia
Não se esqueça de que as vacinas são a grande proteção contra as doenças que atacam principalmente as crianças. Não se deixe levar por polêmicas que impeçam a vacinação, protegendo o organismo de seu filho. Afinal, as vacinas conseguiram eliminar a poliomielite do Brasil há muitos anos, e não temos motivos para fazer com que retorne, juntamente com sarampo, catapora e outros males que podem ser evitados.
5. Deixe que seu filho brinque ao ar livre
A melhor proteção que uma criança consegue contra bactérias naturais é viver ao ar livre, tendo tempo para brincar, para se sujar, para desenvolver sua criatividade. Criar seu filho numa redoma de vidro não vai resolver os problemas de saúde que ele tiver e sim o contato com o que é natural.
6. Mantenha as horas de sono em dia
Cada criança tem um tempo necessário para dormir, pois está em fase de crescimento e o sono é metade dos nutrientes que ele precisa, quando eu corpo se recupera e é exatamente quando mais se desenvolve. Não deixe que ele durma tarde, mantenha sempre os horários de sono sob controle.
7. Converse sempre sobre saúde e alimentação
A melhor educação que você pode dar ao seu filho é a informação. Sempre que puder, fale com ele sobre alimentação e saúde, mantenha-o num clima saudável e amigável e você terá uma criança que se transformará no melhor adulto que você poderia imaginar.
8. Em dúvida consulte um pediatra
É comum consultar um pediatra somente em momentos de emergência ou quando a criança apresenta algum sintoma incomum, porem quando se trata da saúde infantil, surgem sempre algumas dúvidas com relação a saúde da criança no decorrer do crescimento. Não deixe que a dúvida cresça ou continue agindo de forma errada. Procure ajuda de um pediatra pode ser uma solução, afinal eles são profissionais especializados em saúde infantil e sabem exatamente o que é recomendado para que sua criança cresça de forma saudável e plena.
adaptado de: Como viver melhor
Faça aqui seu pedido